Cirurgias

[vc_row el_class=”tabs-servicos”][vc_column][vc_tour][vc_tab title=”Artroplastia do Quadril (Prótese de quadril)” tab_id=”1674480894116-4-10″][vc_column_text]Em casos de degenerações avançadas do quadril, ou seja, osteoartrose, a substituição por uma prótese torna-se a melhor opção.

Trata-se de um procedimento cirúrgico em que a parte doente do quadril é retirada e substituída por um quadril protético, melhorando a qualidade de vida que quem precisa. O procedimento cirúrgico tem um tempo estimado de 2 horas, mas pode variar de acordo com as características do paciente. Apesar de não ser um procedimento demorado alguns cuidados tornam-se necessários antes de se fazer a cirurgia para que haja a diminuição dos riscos. Portanto em raras exceções, como fraturas do colo do fêmur, não se faz esta cirurgia na urgência.

As próteses de quadril geralmente são formadas por 3 componentes sendo eles: – Componente acetabular, – Haste femoral, – Cabeça femoral. E variam em relação ao seu formato e material. Cada uma delas tendo indicações mais precisas de acordo com o perfil da doença e da pessoas. As mais utilizadas são as de metal – polietileno; cerâmica – cerâmica; metal – metal; cerâmica -polietileno. Sendo que tal nomenclatura se refere aos componentes que fazem parte da superfície de rolamento, ou seja cabeça femoral e componente acetabular. E as prótesese podem ser cimentadas, sem cimento ou híbridas (parte cimentada e parte sem cimento).[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Artroscopia do Quadril” tab_id=”1674480866100-3-7″][vc_column_text]Artroscopia do quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através da introdução de cânulas com diamêtros inferiores a 0,5cm na articulação do quadril.

Algumas das patologias tratadas através de artroscopia do quadril são:
– impacto fêmur acetabular/ lesão labral.
– Bursite trocantérica/ tendinite glútea
– Síndrome do piriforme/ Dor glútea profunda

O objetivo desta cirurgia é o alívio dos sintomas e não progressão da doença, buscando evitar intervenções futuras.

O Dr Júlio Marin possui cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no Exterior para melhor atendê-lo.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Revisão de Artroplastia de Quadril” tab_id=”96903162-c1a0-2″][vc_column_text]As próteses do quadril podem, como todo material, sofrer um processo de desgaste e se soltar.

Tal processo pode levar a dor e perda óssea, e por isso terem de ser trocadas. A boa notícia é que a sua durabilidade com o passar dos anos vem aumentando à medida que novas tecnologias são incorporadas ao processo de sua fabricação. Porém ainda é difícil se garantir que tais próteses não sofrerão algum grau de desgaste ao longo de décadas.

A técnica cirúrgica para revisões de próteses do quadril varia de acordo com a quantidade e localização da soltura e desgaste. Podendo ser desde a cirurgias pequenas e menor tempo de recuperação até cirurgias em que é necessário algum tipo de enxerto, inclusive com transplante ósseo.

Por isso o mais importante para um paciente submetido a uma prótese do quadril é não perder o acompanhamento médico, mesmo que permaneça sem nenhum sintoma. Pois em muitas vezes o processo de soltura pode ser inicialmente silencioso e ao manifestar dor ou qualquer outro sintoma estar em estágio avançado sendo necessário o uso de técnicas mais complexas, o que aumenta os riscos.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Osteotomias acetabulares e de fêmur proximal” tab_id=”1674480810311-1-6″][vc_column_text]

As Osteotomias são cirurgias em que realizamos o realinhamento ósseo.  Ela pode ser realizada tanto no acetábulo quanto no fêmur

A indicação clássica desta cirurgia é para o tratamento das displasias do desenvolvimento do quadril. E pode ser realizada tanto em crianças quanto adultos, com. algumas diferenças técnicas entre elas

[/vc_column_text][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Osteossínstese de fêmur proximal e pelve” tab_id=”1674480828620-2-0″][vc_column_text]

As fraturas do quadril são frequentes na nossa população e geralmente estão associadas à uma taxa não desprezível de complicações. Isto porque costumam ocorrer em pacientes idosos e por isso condições clínicas que requerem cuidados, ou em decorrência de trauma de grande energia, como acidentes de carro, situação em que há outros problemas associados. Seu tratamento precoce e realizado por equipe competente são essenciais para minimizar esses riscos e reestabelecer a pronta recuperação do paciente.

[/vc_column_text][/vc_tab][/vc_tour][/vc_column][/vc_row]