Áreas

[vc_row el_class=”tabs-servicos”][vc_column][vc_tour][vc_tab title=”Revisão de Artroplastia de Quadril” tab_id=”96903162-c1a0-2″][vc_column_text]As próteses do quadril podem, como todo material, sofrer um processo de desgaste e se soltar.

Tal processo pode levar a dor e perda óssea, e por isso terem de ser trocadas. A boa notícia é que a sua durabilidade com o passar dos anos vem aumentando à medida que novas tecnologias são incorporadas ao processo de sua fabricação. Porém ainda é difícil se garantir que tais próteses não sofrerão algum grau de desgaste ao longo de décadas.

A técnica cirúrgica para revisões de próteses do quadril varia de acordo com a quantidade e localização da soltura e desgaste. Podendo ser desde a cirurgias pequenas e menor tempo de recuperação até cirurgias em que é necessário algum tipo de enxerto, inclusive com transplante ósseo.

Por isso o mais importante para um paciente submetido a uma prótese do quadril é não perder o acompanhamento médico, mesmo que permaneça sem nenhum sintoma. Pois em muitas vezes o processo de soltura pode ser inicialmente silencioso e ao manifestar dor ou qualquer outro sintoma estar em estágio avançado sendo necessário o uso de técnicas mais complexas, o que aumenta os riscos.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Quadril Infantil” tab_id=”1674480810311-1-6″][vc_column_text]São inúmeras as causas de dor no quadril em crianças e felizmente, na maioria dos casos, são causadas por inflamações locais e tendem a ter uma resolução espontânea, não levando a comprometimento futuro.

Apesar disso, ocasionalmente, essa dor pode ser sinal de alterações mais específicas que levam a desgaste articular prematuro.

O sintoma pode surgir em qualquer idade e os problemas podem estar presentes desde o nascimento.

É preciso estar atento com tais doenças pois, além de comprometerem às atividades físicas das crianças, levam à desgaste prematuro da articulação acarretando em dores e limitações funcionais importantes na vida adulta.

As principais doenças que acometem o quadril são:
– Artrite infecciosa (pioartrite)
– Displasia do Desenvolvimento do Quadril
– Doença de Leg Calvè Perthes
– Epifiolistese/Epifiólise[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Artrose de quadril (Coxartrose)” tab_id=”1674480828620-2-0″][vc_column_text]É o desgaste da articulação propriamente dito. Trata-se de uma alteração degenerativa do quadril em que há uma perda da cartilagem e consequente dor e diminuição da mobilidade desta articulação.

Por ser uma doença degenerativa, ela pode ser diagnosticada em várias de suas fases. É importante salientar que o tratamento tende a variar com o estágio da doença, e sua progressão e não tratamento pode levar à limitações e incapacidade para a realização das atividades diárias.

Seu tratamento pode variar desde à medidas comportamentais até à artroplastia, ou seja, substituição protética do quadril.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Artroscopia do Quadril” tab_id=”1674480866100-3-7″][vc_column_text]Artroscopia do quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através da introdução de cânulas com diamêtros inferiores a 0,5cm na articulação do quadril.

Algumas das patologias tratadas através de artroscopia do quadril são:
– impacto fêmur acetabular/ lesão labral.
– Bursite trocantérica/ tendinite glútea
– Síndrome do piriforme/ Dor glútea profunda

O objetivo desta cirurgia é o alívio dos sintomas e não progressão da doença, buscando evitar intervenções futuras.

O Dr Júlio Marin possui cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no Exterior para melhor atendê-lo.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Artroplastia do Quadril” tab_id=”1674480894116-4-10″][vc_column_text]Em casos de degenerações avançadas do quadril, ou seja, osteoartrose, a substituição por uma prótese torna-se a melhor opção.

Trata-se de um procedimento cirúrgico em que a parte doente do quadril é retirada e substituída por um quadril protético, melhorando a qualidade de vida que quem precisa. O procedimento cirúrgico tem um tempo estimado de 2 horas, mas pode variar de acordo com as características do paciente. Apesar de não ser um procedimento demorado alguns cuidados tornam-se necessários antes de se fazer a cirurgia para que haja a diminuição dos riscos. Portanto em raras exceções, como fraturas do colo do fêmur, não se faz esta cirurgia na urgência.

As próteses de quadril geralmente são formadas por 3 componentes sendo eles: – Componente acetabular, – Haste femoral, – Cabeça femoral. E variam em relação ao seu formato e material. Cada uma delas tendo indicações mais precisas de acordo com o perfil da doença e da pessoas. As mais utilizadas são as de metal – polietileno; cerâmica – cerâmica; metal – metal; cerâmica -polietileno. Sendo que tal nomenclatura se refere aos componentes que fazem parte da superfície de rolamento, ou seja cabeça femoral e componente acetabular. E as prótesese podem ser cimentadas, sem cimento ou híbridas (parte cimentada e parte sem cimento).[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Bursite peritrocanterica / Tendinite de Glúteo” tab_id=”1674480959003-5-2″][vc_column_text]Um exemplo de doença extrarticular do quadril, que acomete um número grande de pessoas. Trata -se de uma inflamação das estruturas na região peritrocantérica (região lateral do quadril).

Apesar de não evoluir para artrose do quadril, seu tratamento precoce é de fundamental importância. Pois inflamações crônicas são de mais difícil controle além de poder causar fraqueza muscular.

A base do tratamento das bursites/tendinites é o tratamento fisioterápico e a atividade física. A cirurgia fica restrita basicamente aos casos mais graves, em que as medidas não cirúrgicas não obtiveram um resultado satisfatório, podendo ser abordada através de procedimentos artroscópicos.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Fraturas de femur e bacia” tab_id=”1674480987117-6-4″][vc_column_text]Em breve.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Medicina Esportiva” tab_id=”1674481065291-7-10″][vc_column_text]Os benefícios da prática esportiva são de conhecimento geral. Porém com o aumento do número de praticantes, aumenta também as lesões decorrentes do esporte, em especial em atletas profissionais, semi-profissionais e até mesmo amadores com alta demanda.

Apesar de não ser uma relação direta, observa-se uma correlação entre a atividade praticada e as lesões existentes. Nas atividades de impacto tais como corrida, futebol, tênis dentre outras podemos encontrar tanto lesões inflamatórias quanto degenerativas. Em atividades em que há a movimentação da articulação coxo femoral em amplitudes extra fisiológicas, por exemplo, ballet, yoga, nado peito, podemos encontrar lesões labrais.

O tratamento varia de acordo com a patologia encontrada e o grau de acometimento, variando desde medidas conservadoras até intervenções cirúrgicas.

Vale salientar que a prevenção destas lesões é de extrema importância e uma musculatura fortalecida é essencial para isto.

As lesões mais comumentes associadas ao esportes são:
– Lesão labral/ Impacto fêmur-acetabular
– Bursite e tendinite glútea
– Sacroileíte
– Pubalgia[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Ortopedia e Traumatologia do Quadril” tab_id=”1674481095765-8-5″][vc_column_text]

Em breve.

[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Osteonecrose da Cabeça Femoral” tab_id=”1674481110917-9-6″][vc_column_text]

A Osteonecrose, ou Necrose da Cabeça Femoral (ON) é uma doença progressiva que acomete em sua maioria adultos na faixa de 30 aos 50 anos.

Acredita-se que tal doença seja devido uma alteração na vascularização do fêmur proximal e tenha etiologia multifatorial.

Pode ocorrer após trauma de grande impacto, como fraturas de fêmur proximal. Estar associada a outras condições clínicas, como uso de corticóide ou alcoolismo dentre outras. Porém em muitos casos não se consegue estabelecer nenhuma associação, sendo considerada uma Osteonecrose Primária , ou Idiopática.

O quadro clínico da Osteonecrose é semelhante o da Osteoartrose, e apresenta-se com dor na região inguinal ou próximo à bacia, em especial ao movimentar o quadril.

Seu tratamento varia de acordo com a gravidade da necrose, podendo ir desde à retirada da carga (uso de muletas) até à Artroplastia de Quadril.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de uma melhor evolução do quadro.

[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Prevenção de artroses” tab_id=”1674481133202-10-2″][vc_column_text]

Em breve.

[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Pubalgia” tab_id=”1674481148873-11-8″][vc_column_text]Outro exemplo de doença extrarticular, é a inflamação das estruturas próximas a sínfise púbica. Estas inflamações podem ter origem na musculatura local, alterações degenerativas do osso e articulação púbica e, mais observados, uma associação de ambas. Apresenta-se como dor na região anterior da bacia.

Geralmente relacionados a atletas, esta é uma patologia que leva a uma diminuição importante do seu desempenho.[/vc_column_text][/vc_tab][/vc_tour][/vc_column][/vc_row]